Sugestões

(Alteração de Datas de Realização)

A gestão eficiente de obras obriga envolve um grande conjunto de dados em cada fase do projeto. A capacidade de analisar e visualizar informações tornou-se crucial para o setor da construção civil, proporcionando uma abordagem mais analítica e fundamentada na interpretação dos dados gerados ao longo do ciclo do projeto. Nesse contexto, o Power BI emerge como uma ferramenta indispensável, oferecendo uma solução acessível e amplamente difundida para a criação de dashboards e relatórios adequados às necessidades dos vários agentes da gestão de obra. Este curso visa capacitar profissionais da área a explorar todo o potencial do Power BI, permitindo uma gestão de obras mais informada, estratégica e eficaz, transformando os dados para apoiar a tomada de decisões fundamentadas no universo da construção.

Objetivo geral do curso: O Curso de Power BI pretende desenvolver nos formandos a capacidade de gerir e visualizar dados para a criação e implementação de dashboards em Power BI para gestão de obras.

Objetivos específicos: No final do curso, o formando deverá ser capaz de:

• Importar e atualizar dados de diferentes fontes;
  • Modelar/Transformar dados no Power BI;
  • Conectar dados de diferentes fontes;
  • Criar Dashboards com visualizações disponíveis (gráficos, tabelas, mapas, KPI);
  • Publicar e disseminar os dashboards ( site, power point, app)

Conteúdos programáticos

Introdução ao Power BI

• Power BI Desktop
  • Instalação o Power BI Desktop
  • Importação e Tratamento de Bases de Dados

Importação de Bases de dados

• Transformação de dados no Power Query
  • Atualização de bases de dados
  • Boas práticas

Relações entre dados no Power BI

• Criar e gerir relações entre dados

Cálculos  com DAX

• Introdução às Fórmulas DAX
  • Introdução às Colunas Calculadas
  • Medidas
  • Cálculos com DAX

Criar Relatórios e Dashboards

• Publicação em Power BI online
  • Criar conta no Power BI online
  • Publicar o Relatório no serviço Power BI
  • Partilhar em Power Point

Desafio Dashboard

• Criação de Dashboards para a Gestão de Obras

Métodos pedagógicos a utilizar: Método expositivo e ativo com o desenvolvimento pelos formandos de aplicações práticas ao longo do curso.

Equipamentos necessários: Computador portátil.

Duração total do curso: 21h (Segundas e Quintas | 3h/dia)

Datas de realização: 13, 24 e 27 Junho; 1, 4, 8 e 11 de Julho

Horário: 19h00h – 22h00

Preço:

• Membro Estudante: 100,00 €
  • Membro Efetivo: 195,00 €
  • Não Membro: 390,00 €

Notas:

• Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição. Às inscrições com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, é aplicado o preço de não membro.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição, com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição.
  • As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas.

Inscrições: Através da presente página, em "Inscreva-se já".

Formação: Power BI – Gestão de Obras
Conselho Diretivo da Região Centro