23-01-2020
Do Olival ao Azeite - Produção, Qualidade Alimentar e Ambiente

No próximo dia 23 de janeiro, pelas 21h, vai realizar-se mais uma Noite Temática, dedicada ao  Azeite, na Delegação Distrital de Santarém.

O tema será apresentado pelo Eng. João Vítor Mendes, membro da Ordem dos Engenheiros e produtor de azeite.

A oliveira é uma das árvores mais ricas em significado simbólico, valor histórico e económico. Toda a História da Antiguidade está cheia de referências e evocações a respeito da oliveira. Se o aparecimento da planta na Península Ibérica é anterior à ocupação Romana, não há dúvida que a forma de a tratar e aproveitar o seu fruto encontraram nos Romanos peritos consumados, os quais trouxeram para as Províncias Ocidentais os métodos usados em Itália. A região do Ribatejo foi uma das abrangidas por esta revolução olivícola e, desde então até aos nossos dias, a cultura manteve-se como uma das principais.

Os Azeites do Ribatejo têm vindo a ter tanta importância ao longo dos tempos que em várias ocasiões mereceram a atenção dos Reis que na época governavam, sendo mencionados nos forais de diversas localidades da região. Já nos séculos XII e XIII Santarém é indicado como um dos principais centros produtores de Portugal. Mais recentemente, no século passado, a olivicultura regional tornou-se notória pois a ela se dedicou o grande Escritor e Historiador português (Alexandre Herculano), introduzindo algumas inovações, designadamente na extracção do azeite, tendo por esta actividade tão grande paixão que o apelidaram de "Azeiteiro".

Apesar de gratuita, a inscrição neste evento é obrigatória.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

todos
Delegação Distrital de Santarém