12-09-2019
Conferência | Eficiência e Resiliência no Setor das Águas: Desafios e Oportunidades
O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica irá realizar, no dia 12 de setembro na sede regional em Coimbra, uma conferência subordinada ao tema da eficiência e resiliência no setor das águas, com início previsto para as 14h30.
O setor das águas esta cada vez mais dependente do setor da energia, cujo consumo em toda a sua cadeia tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos A sua dependência de sistemas de bombagem e motorização cria, também, desafios na manutenção e operação destes ativos.
Refletir sobre alternativas energeticamente sustentáveis e a adoção de soluções de manutenção preditiva constituem os temas chave desta conferência.

A entrada é livre mas carece de inscrição prévia através desta página, em "Inscreva-se já".

Programa:
  • 14h15: Receção dos participantes
    14h30: Abertura - Secretário de Estado do Ambiente, Dr. João Ataíde

Painel 1 - O Nexo Água Energia

• 15h00: O Nexo Água Energia no edificado - ANQIP/UA, Eng.ª Fernanda Rodrigues (Vice Presidente da Direção)
  • 15h20: Uso Eficiente da Energia no Setor das Águas - ADENE, Eng.ª Filipa Newton (Coordenadora da Unidade Hídrica)
  • 15h40: Qualidade de Energia Elétrica como fator de resiliência no Setor das Águas - EDP Distribuição, Eng º Nuno Melo
  • 16h00: Novas diretivas para a eficiência de motores e variadores eletrónicos de velocidade - ISR, UC Professor Doutor Anibal Traça de Almeida (Presidente da Direção)
  • 16h20: Debate - Moderador: Itecons, Professor Doutor António Tadeu (Presidente da Direção)
  • 16h45: Coffee Break

Painel 2 - A Tecnologia ao serviço do Nexo Água Energia

• 17h00: Inteligência artificial para o Nexo Água Energia - SCUBIC, Eng.ª Ana Reis