26-02-2018
Empreendedorismo - O Plano de Negócio, a Viabilidade do Investimento e o Financiamento do Projecto
Na atual conjuntura de mercado e de perspectivas profissionais, esta iniciativa destina-se a ajudar os participantes no sentido de saberem avaliar a oportunidade e a viabilidade económica de uma ideia, bem assim como perspectivar alternativas de financiamento ao projecto.
Pretende-se deste modo nesta ação de formação, com a duração de 30 horas, dar a conhecer conceitos básicos de análise económica e financeira a potenciais empreendedores que não dominem esta área do conhecimento e possam, desta forma, compreender e elaborar um projecto empreendedor.

Objectivos gerais da acção:
  1. Plano de Negócios - compreender a importância do estabelecimento de um plano de negócio (business plan) credível para um projecto de investimento empreendedor.
  2. Viabilidade do Investimento - desenvolver capacidades e ferramentas de avaliação da viabilidade económica de um projecto, evidenciando a noção de risco de um investimento, sua natureza e sua estimativa quantitativa.
    Sensibilizar os participantes para a relação entre risco e rendibilidade de um investimento compreendendo a necessidade de, previamente a uma tomada de decisão, serem realizadas análises de sensibilidade desse investimento a variações nas principais premissas do projecto-base.
  3. Financiamento do Projecto - sensibilizar para a relação entre financiamento externo e grau de risco de um investimento, estudando algumas das alternativas de financiamento, para um mesmo projecto.
    Entender o conceito de alavancagem financeira (finance leverage) pelo impacto de um financiamento por capital alheio na rendibilidade do capital próprio num projecto de investimento.
Datas de realização: 26 fevereiro, 1, 5, 8, 12, 15, 19, 22, 26, 29 março 2018.

Para informação detalhada consulte INFORMAÇÃO E PROGRAMA.

Inscrições através do botão "Inscreva-se já" acima localizado.
Membros da Ordem dos Engenheiros
Consulte o programa no separador "Descrição"
Consulte o programa no separador "Descrição"
Região Centro