07-10-2021
Curso de Formação: Direção de Fiscalização de Obras Públicas e Particulares

O Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros levará a efeito um curso de formação online sobre direção de fiscalização de obras públicas e particulares, que terá como objetivos gerais dotar os formandos de conhecimentos específicos no âmbito da gestão de obra e da direção de fiscalização, assim como dos requisitos legais, nomeadamente o código dos contratos públicos, tendo como base a contextualização prática dos assuntos em estudo.

Módulo 1 - Introdução à Gestão

1. Conceitos Gerais
  2. Gestão de Obra e empreendimentos
  3. Intervenientes Funções e responsabilidades

Módulo 2 - Introdução à Fiscalização de Obra

1. Aspetos gerais
  2. Diretor de Fiscalização (Equipas de Fiscalização)
  3. Enquadramento Legal
  4. Procedimentos
  5. Medições de obra
  6. Casos práticos

Módulo 3 - Códigos dos Contratos Públicos (CCP)

1. Conceitos gerais do CCP
  2. Contratação Publica (Procedimentos, critérios de
    adjudicação, preço base, preço anormalmente baixo)
  3. Controlo de Custos (Suprimento de Erros e Omissões e Trabalhos Complementares)
  4. Casos práticos

Módulo 4 -  Qualidade e Ambiente

1. Planeamento de Obra (Plano de Trabalhos, prazos,suspensões, prorrogações e multas por incumprimento do Prazo)
  2. Casos práticos

Módulo 5 - Exemplo de aplicação

1. Sistemas de gestão da qualidade e ambiente
  2. Requisitos Legais
  3. Funções da fiscalização no âmbito dos sistemas
  4. Organização do arquivo de obra

Duração: 15 horas

Datas de realização: 7, 11, 14, 18 e 21 de outubro de 2021 (novas datas de realização)

Horário: 17h00 - 20h00

Ferramentas de apoio
O curso é ministrado com o recurso a meios audiovisuais e apoiado na documentação de apoio fornecida. Os materiais serão disponibilizados eletronicamente devendo, por isso, os formandos vir munidos de computador pessoal para realizar os exercícios de aplicação.

Coordenação
A coordenação científica e pedagógica é da responsabilidade da Prof.ª Doutora Maria Fernanda da Silva Rodrigues, Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

Formadores

• Profª. Doutora Maria Fernanda da Silva Rodrigues
  • Eng.º Artur Jorge Coelho de Matos, Licenciado em Engenharia Civil, Mestrado Integrado em Gestão e Fiscalização de Obras Públicas – Modelo de Controlo de Custos na Universidade de Aveiro, exerce o cargo de Diretor de Fiscalização de Obras Públicas. Coordenador de Segurança em Obra

Nota: os 2 formadores estão em simultâneo durante toda a formação.

Inscrições: Até ao dia 29 de setembro, através do Balcão Único - SiGOE

Preços de Inscrição

Inscrições em nome individual

• Membros Estudantes, Membros Estagiários, Membros Desempregados*: 65 euros
  • Membros Efetivos: 120 euros
  • Não Membros: 240 euros

Inscrições em nome de Empresa / Instituição

• Membros e Não Membros: 240 euros

Notas

• Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas. Os preços de inscrição de membro aplicam-se para as inscrições em nome individual. Às Inscrições com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, é aplicado o preço de não membro.
  • *Os membros desempregados, previamente à realização da sua inscrição, deverão enviar prova da sua situação de desemprego para o email: dina@centro.oep.pt. Em resposta, receberão as instruções para efetuarem a sua inscrição.
Técnicos, engenheiros, arquitetos, ligados ao projeto, à construção, à fiscalização e à gestão de obras públicas e particulares.
Consulte o programa no separador "Descrição".
Consulte o programa no separador "Descrição".
Região Centro
Online - Plataforma Zoom
Formação a realizar nos dias 7, 11, 14, 18 e 21 de outubro
Conselho Diretivo da Região Centro