O Grupo de Trabalho de Engenharia do Ambiente e o Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros convida todos os membros para a inauguração da exposição "A Linha do Clima", a ter lugar no dia 3 de fevereiro, pelas 18h00 nas instalações da sede regional da Ordem, sita à Rua Antero de Quental, 107, Coimbra.
As alterações climáticas são um dos desafios mais urgentes da atualidade, e compreender a sua evolução ao longo do tempo é essencial para agir no presente e no futuro. A Linha do Clima transforma dados científicos em arte têxtil, tornando visível o impacto das mudanças climáticas através do croché.
Inspirado na série climática de Aveiro (1994-2023), este projeto coletivo traduz três décadas de variação térmica em 30 cachecóis, onde cada carreira representa a temperatura média de um dia. Mais do que um exercício de criatividade, esta exposição reflete uma abordagem inovadora à comunicação da ciência, aproximando a comunidade do conhecimento científico de forma sensível e acessível.
O projeto é uma iniciativa coletiva das investigadoras Myriam Lopes, Carla Gama e Ana Ascenso, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, em colaboração com os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia. A Linha do Clima é um convite à reflexão sobre a nossa relação com o planeta. Cada fio, cada cor e cada ponto contam uma história - a história das alterações climáticas em Aveiro e no mundo.
Este projeto contou com o apoio da Rosários 4, uma marca reconhecida pelo uso de fibras sustentáveis e tingimentos naturais.
A entrada na inauguração da exposição, no dia 3 de fevereiro, é livre mas com inscrição prévia através da presente página, em "Inscreva-se já" ou para o email: dina@centro.oep.pt
Esta exposição estará patente na sede da Região Centro até ao dia 27 de fevereiro de 2026.