É missão estatutária da Ordem dos Engenheiros a participação ativa no desenvolvimento socioeconómico sustentável, através da competência e qualificação dos engenheiros e do comprometimento com a procura de soluções para os problemas de âmbito nacional.
O sector industrial foi particularmente afetado pela tempestade Kristin, pelo que após a destruição é imperativa a recuperação dos danos causados, sendo fundamental a avaliação dos danos efetivos através de competentes peritagens técnicas que permitam a quantificação de prejuízos causados em ativos fixos, stocks e inventários, e perdas de rendimentos.
Na sequência da cooperação voluntária estabelecida com a Estrutura de Missão, surge uma nova etapa de cooperação com a CCDRC- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que terá como objetivo a avaliação dos prejuízos, direcionada fundamentalmente para as empresas que não têm seguros, e que carecem de financiamento para a reabilitação da atividade produtiva, como auxílios destinados a remediar os danos causados por calamidades naturais.
Esta intervenção de peritagem será remunerada pela CCDRC, que adjudicará o trabalho a efetuar aos peritos indicados pela Ordem dos Engenheiros.
Assim, foi criada a plataforma de registo de peritos para avaliação de danos materiais, com base no custo de reparação ou no valor económico do ativo afetado antes da calamidade, designada por: Eng 4 Ind UP - Engenheiros para reerguer indústrias.
A representação da Ordem dos Engenheiros na Estrutura de Missão para a Reconstrução da Região Centro do País, e coordenação desta fase da intervenção colaborativa, será da Engenheira Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro, que coordenará a articulação com a CCDRC.
O prazo de inscrição nesta bolsa de peritos decorre até ao dia 12 de fevereiro e pode ser efetuada acima, em "Inscreva-se já".
Na inscrição os interessados deverão indicar no campo observações as áreas em pretendem intervir como peritos (por exemplo: estruturas, instalações elétricas, máquinas e equipamentos, stocks e inventários, etc.).