30-03-2017
Aproveitamento Hidroelétrico de Venda Nova III

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica promove no próximo dia 30 de Março, a partir das 08:30 horas, uma visita técnica às instalações do Aproveitamento Hidroelétrico de Venda Nova III, localizada no rio Rabagão. Este projeto insere-se no reforço de potência do Aproveitamento de Venda Nova com o objetivo de maximizar a utilização do potencial hidroelétrico da bacia do Cávado, permitindo assim um aumento da produção de energia elétrica com base endógena e renovável.

Este reforço consiste na construção de um novo circuito hidráulico com um desenvolvimento muito idêntico ao do primeiro reforço de potência de Venda Nova/Vila Nova (Central de Frades/Venda Nova II) e permite a instalação de uma central subterrânea em caverna, equipada com dois grupos geradores reversíveis com uma potência total de 756MW que serão alimentados pelo novo circuito hidráulico, com capacidade para um caudal de 200 m³/s. Pela primeira vez, em Portugal, foram instalados grupos geradores-motores do tipo assíncrono, duplamente alimentados, integralmente controlados por dispositivos conversores de eletrónica de potência.

A nova central hidroelétrica de Venda Nova III corresponde a um investimento de cerca de 350 milhões de euros. Pretende-se com esta visita dar a conhecer a obra na sua globalidade e também permitir o contacto dos colegas com as novas soluções tecnológicas em utilização neste tipo de empreendimentos.

PROGRAMA

08h30 - Saída de autocarro do Porto (Praça Francisco Sá Carneiro - Junto ao Café Bom Dia)

10H30 - Receção, Preparação e Início da Apresentação das Características Gerais do Aproveitamento.

13H30 - Almoço de convívio no Restaurante “Borda D’Água”

16h15 - Regresso ao Porto

Região Norte
Estaleiro Industrial, Frades - Ruivães, 4850-334 Vieira do Minho