24-06-2021
Conferência | Visão Integrada na Reabilitação de Edifícios – O caso do Liceu Camões
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no dia 24 de junho, às 18h00, via plataforma Zoom, a conferência "Visão Integrada na Reabilitação de Edifícios – O caso do Liceu Camões”, que terá como orador convidado o Eng. João Appleton.

O Liceu Camões é considerado o primeiro liceu moderno de Lisboa, projetado e coordenado pelo Arq. Miguel Ventura Terra, que aplicou as novas orientações pedagógicas e higienistas que caracterizam a construção das novas escolas em toda a Europa, abandonando a organização claustral que derivava do domínio da Igreja no sistema de ensino.

Com uma planta em "E”, em cujo centro se localiza o amplo ginásio, evidencia uma nova era de atenção ao desenvolvimento harmonioso do corpo, através da prática do exercício físico.

Projetado e construído em dois anos, em plena mudança política com a queda da monarquia, viu depois o seu modelo ser adotado, com variantes, em outras escolas suas e de outros projetistas.

A reabilitação do Liceu Camões foi incluída no plano de modernização da "Parque Escolar”, tendo sofrido com as repercussões das alterações políticas ocorridas em tempo de crise em Portugal. Cerca de dez anos depois, com um novo programa, menos ambicioso, o projeto foi retomado com a liderança do Arq. João Pedro Falcão de Campos, sendo o projeto estrutural da responsabilidade do A2P.

A necessidade de proteger o património construído e as exigências relativas à melhoria do desempenho nas mais diversas vertentes, designadamente no que se refere à resistência à ação dos sismos, obrigou a ter uma visão global da intervenção, coordenada pelo arquiteto, com uma visão integradora das contribuições de todos os projetistas envolvidos no processo.

A obra está em curso e encontra-se quase concluída a primeira fase, que engloba o corpo sul do Liceu e outras construções que dele fazem parte.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único/ SIGOE, até 22 de junho

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.
Todos os interessados
Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Sul
Conferência|Visão Integrada na Reabilitação de Edifícios - O caso Liceu CamõesNão Membro
Conferência|Visão Integrada na Reabilitação de Edifícios - O caso Liceu CamõesMembro