10-03-2017
102º Ética e Deontologia Profissional

A Ordem dos Engenheiros é a associação pública representativa dos licenciados em Engenharia que exercem a profissão de Engenheiro e tem como escopo fundamental contribuir para o progresso da engenharia, estimulando os esforços dos seus associados nos domínios científico, profissional e social, bem como o cumprimento das regras de ética profissional.

A Ordem dos Engenheiros realiza, desde o ano de 2002, nas suas três regiões e respetivas secções distritais, Cursos de Ética e Deontologia cuja frequência com aproveitamento é requisito obrigatório para os engenheiros estagiários serem admitidos como membros efetivos da Ordem.

Engenheiros Estagiários da Ordem dos Engenheiros.
DataInícioFimProgramaInfraestrutura
10-03-201717:0021:00Modulo IAuditórioConsultar
10-03-201721:0121:30Modulo IAuditórioConsultar
11-03-201709:0013:00Modulo IIAuditórioConsultar
DataInícioFimMóduloFormadorInfraestrutura
10-03-201717:0021:00Modulo IJOAQUIM MANUEL VELOSO POÇAS MARTINSAuditórioConsultar
10-03-201721:0121:30Modulo IPILAR ALEXANDRA BAYLINA MACHADOAuditórioConsultar
11-03-201709:0013:00Modulo IIANTÓNIO ACACIO MATOS ALMEIDAAuditórioConsultar
Região Norte
Rua Rodrigues Sampaio, 123 4000-425 PORTO
Sede OERN
Os objetivos do Curso de Ética e Deontologia Profissional da Ordem dos Engenheiros, em termos de conteúdo a abordar, são os seguintes: 1. Apresentar o conceito de ética. 2. Introduzir as noções de profissão de interesse.público e de deontologia profissional, destacando a sua importância numa perspetiva ética de responsabilidade e desenvolvendo o caso específico dos engenheiros. 3. Natureza jurídica e finalidade da Ordem dos Engenheiros, enunciando as suas atribuições enquanto pessoa coletiva pública de base associativa que atribui, em exclusivo, o título profissional de engenheiro e pondo em evidência a necessidade de defender o interesse público associado ao exercício da engenharia e o controlo da aplicação das regras deontológicas que justifica a sua existência. 4. Realizar um estudo normativo do código deontológico incluído no Estatuto da Ordem dos Engenheiros, abordando sucessivamente os deveres para com a Ordem, os deveres para com a comunidade, os deveres para com o cliente, os deveres no exercício da profissão e os deveres recíprocos dos engenheiros. 5. Apresenta oportunidades de intervenção dos engenheiros na sociedade. 6. Proporcionar a abordagem de problemas comuns da vida profissional de um engenheiro, analisando casos práticos reais ou simulados de aplicação dos deveres dos engenheiros no âmbito profissional e social. 7. Abordar a problemática da ética profissional do engenheiro quando inserido em ambiente organizacional.
Conselho Diretivo da Região Norte
Preço de inscrição Curso Ética - OERNMembro Estagiário