23-06-2021
Ação de Formação sobre Manual Técnico Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e Azinheira
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal em coordenação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas I.P. (ICNF) promovem no próximo dia 23 de junho, pelas 14h30, via Zoom, uma "Ação de Formação sobre o Manual Técnico de Práticas Silvícolas para a Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e Azinheira".

Na gestão sustentável dos sistemas de produção florestal, a transferência de tecnologia e conhecimento assumem um papel fundamental na formação dos técnicos e gestores permitindo capacitar os intervenientes para uma resposta adequada aos desafios emergentes especialmente no contexto atual das alterações climáticas.

O Manual Técnico de Práticas Silvícolas para a Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e Azinheira foi elaborado no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriço para a valorização integral da Dehesa-Montado (Prodehesa-Montado) e contou com a colaboração de investigadores e técnicos do ICNF, da Universidade de Évora e do Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX). Foi financiado pelo FEDER, através do Programa Transfronteiriço INTERREG e está disponível no website do projeto, em www.prodehesamontado.eu.

Pretende-se com esta ação efetuar uma discussão visando desenvolver uma base técnica de procedimentos adequados a uma gestão sustentada, adaptativa e adequada a cada local em povoamentos florestais de sobreiro e azinheira direcionado a técnicos e gestores florestais. Centra-se nos sistemas florestais (sobreiral, azinhal e silvopastoril), com utilização de modelos de silvicultura de acordo com a "estação” e objetivos de exploração e parcela, visando a sua adequação aos conceitos de gestão adaptativa.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, com prioridade para os Membros da Ordem.

Data limite de inscrição: 18 de junho.

______________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.
Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Conselho Regional do Colégio de Engenharia Florestal da Região Sul
Ação de Formação sobre o Manual Técnico de Práticas Silvícolas para a Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e AzNão Membro